terça-feira, 9 de setembro de 2014

Os 05 Erros Mais Comuns ao Decorar Espaços Pequenos

   Vocês já devem ter notado que sempre trago ideias de decoração para ambientes pequenos, mas dessa vez, ao invés de dar dicas para acertar na decoração, trouxe dicas para não errar. 

   Ambientes muito pequenos, sejam quitinetes ou mesmo cômodos, são muito fáceis de exagerar na decoração pelo fato de termos muitas ideias que queremos aplicar logo e as escolhas erradas de acordo com a necessidade e/ou possibilidade do proprietário. Então vamos às dicas!



1. Antes de começar a decorar ou comprar os objetos e móveis, planejar o que realmente é necessário e que atendem as necessidades do espaço que tem, para que o comodo seja aproveitado da melhor forma sem que vire um depósito de ideias desconexas.




2. Medir corretamente os espaços do comodo. Sempre há empolgação na hora da compra, com tanta variedade e preços que esquecemos desse detalhe importante até na hora da entrega. Eis que bate o arrependimento e temos que mudar todos os planos e achar outro lugar para encaixar o móvel comprado. O ideal é criar uma planta baixa do comodo e anotar as medidas e o tamanho máximo que cada móvel e/ou objeto pode ter, sem esquecer de eventuais folgas de espaço para limpeza, manuseio e passagem das pessoas. Comprar a mobília planejada também é uma ótima opção, apesar do preço um pouquinho mais "salgado", na maioria das vezes, vale super a pena, além de poder mandar fazer do jeitinho que quer e não ficar restrito as opções das lojas.




3. Compra por impulso. Esse já é um assunto bem comum entre as mulher, não é mesmo?! {rsrsrs} Comprar sem antes pensar onde irá utiliza-lo e se há espaço para este, se há realmente necessidade e se o custo-beneficio vale a pena. Em cômodos pequenos defina os itens complementares após definir a mobília. Lembre-se, quanto menos informação, mais leve o ambiente. Na hora da tentação à compra, pense no seu dia-a-dia e veja se é mesmo necessário este objeto, se ele te faz falta. Na duvida, não compre.





4. Exagerar nas cores escuras em ambientes pequenos diminui a sensação de amplitude. Isso não quer dizer que você não pode usa-las, apenas deve equilibrar. Lembre-se que cores claras, luzes e espelhos realçam o ambiente maior, então use as cores claras e neutras para as paredes e móveis grandes, e utilize as cores nos detalhes como objetos, almofadas e moveis menores.





5. Divisão de ambientes. Já vimos aqui no Blog divisão de ambientes pequenos como quitinetes, mas dependendo da como for deita pode dar um ar de confinamento ao imóvel. Caso seja necessário ter privacidade em algum cômodo, como quarto, por exemplo, dê preferencia à portas de correr, onde os ambientes podem interagir ou ter privacidade se adequando a necessidade do morador.




   Então é isso. Espero de coração que tenham gostado das dicas e que estas sejam uteis na sua decoração e dia-a-dia. Mande para o email do blog fotos da decoração da sua casa, mostrando que aplicou nossas dicas. Quem sabe você pode aparecer por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário